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Sequestro do Voo 375: fato histórico dramático que virou filme

Sequestro do Voo 375: fato histórico dramático que virou filme

Sequestro do Voo 375: fato histórico dramático que virou filme

O Sequestro do Voo 375 é sobre a história do atentado que quase mudou o Brasil e virou um filme produzido pela Star Original Productions, da Disney, dirigido por Marcus Baldini e roteirizado por Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque.

O filme revela detalhes da saga do piloto Fernando Murilo Lima e Silva, que, enfrentando o sequestrador armado, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, evitou a tragédia ao executar manobras arriscadas e pousar com segurança em Goiânia.

A VASP realizou o Voo 375 com o grande Boeing 737-317, que contava com 135 passageiros.  Jogá-lo contra o Palácio do Planalto era uma espécie de ato de vingança do sequestrador contra o então presidente José Sarney pela crise econômica que teria tirado o emprego de Raimundo Nonato.

Sequestro do Voo 375 contou com um orçamento de 25 milhões de reais, ilumina um episódio pouco conhecido da crônica nacional, revelando um Brasil imerso na crise da “década perdida”.

Apesar de críticas aos diálogos clichês e cenas duvidosas, “Sequestro do Voo 375” proporciona uma imersão no caótico cenário da redemocratização e instabilidade monetária. Uma narrativa explosiva que quase produziu uma tragédia nos céus do Brasil.

Sequestro do Voo 375 – quem foi o sequestrador?

Raimundo Nonato era um desempregado de 28 anos que vivia no Maranhão. Demitido de seu emprego como tratorista, ele estava desiludido com a situação do Brasil, que passava por uma grave crise econômica. Além disso, buscava novas oportunidades.

Nonato acreditava que o presidente José Sarney era o responsável por essa crise e, como forma de vingança, decidiu sequestrar um avião no dia 29 de setembro de 1988.

Qual era o avião?

Um grande Boeing 737-317, fabricado em 1986 e com apenas dois anos de uso na época do sequestro, realizou o Voo 375.

Encomendado pela Canadian Pacific Air Lines, ele foi arrendado pela VASP no mesmo ano, tornando-se parte da frota da companhia aérea brasileira.

No entanto, a companhia brasileira não conseguiu arcar com as parcelas do aluguel e, em 1992, devolveu o avião à GPA – Guinness Peat Aviation.

Em 1993, a Morris Air Service, uma companhia aérea regional dos Estados Unidos, recebeu a transferência do PP-SNT. Três anos depois, a Southwest Airlines, uma das maiores companhias aéreas do mundo, adquiriu o avião.

O avião encerrou sua carreira em 2013, após 27 anos de serviço. Posteriormente, ele foi desmontado em uma pista de pouso no Canadá, onde permaneceu por alguns anos até ser completamente destruído.

Curiosidades do Sequestro do Voo 375 e do Filme

Inspiração Inusitada:
O filme sugere uma conexão entre o sequestro e Osama bin Laden, afirmando que um esconderijo do terrorista responsável pelos ataques de 11 de Setembro continha informações sobre o incidente. Uma hipótese intrigante que adiciona uma camada de mistério à narrativa.

Manobras ousadas: Para evitar o desastre, o piloto realizou um tonneau, giro de 360 graus no próprio eixo, e mergulhou o avião 9.000 metros em direção ao solo. Uma ação corajosa que ganha destaque no filme.

O Herói Esquecido: O presidente Sarney ignorou Fernando Murilo, apesar de seus feitos heróicos, relegando-o ao status de herói esquecido. O filme destaca a falta de reconhecimento, ressaltando as complexidades políticas da época.

Drama Real: Os militares alvejaram nas pernas o sequestrador Raimundo Nonato, contudo, ele faleceu dias depois de uma anemia falciforme. Questionamentos sobre uma possível injeção letal foram levantados em relação à causa da morte, contudo, o caso não foi investigado.

Ator parecido: A semelhança é incrível entre o ator Jorge Paz e o sequestrador.

Trailler do filme o Sequestro do voo 375

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