Proclamação da República: 15 de novembro e o marco da mudança no Brasil
No dia 15 de novembro, o Brasil celebra uma das datas mais importantes da nossa história: a Proclamação da República. Ou seja, um momento que marcou o fim do Império e o início de uma nova era para o país.
Mas você sabe o que realmente aconteceu nesse dia e por que ele é tão significativo?
O que foi a Proclamação da República?
A Proclamação da República foi o evento que deu fim à monarquia no Brasil e instaurou o regime republicano. Até então, o imperador Dom Pedro II nos governava, mas em 1889, o Brasil seguia um movimento de transformações políticas e sociais que culminou com a proclamação de uma nova forma de governo.
Quem proclamou a República?
O Marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente, proclamou a República e liderou o movimento. Mas ele não estava sozinho nessa! Um grupo de militares e civis insatisfeitos com o Império se uniu e, em um movimento sem derramamento de sangue, colocaram fim à monarquia e estabeleceram o governo republicano.
O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889?
Na manhã do dia 15 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um levante militar no Rio de Janeiro (que era a capital do Brasil na época). No entanto, sem resistência por parte das forças imperiais, o imperador Dom Pedro II foi deposto e o Brasil passou a ser uma república.
Aliás, curiosamente, quem deu a notícia da proclamação foi José do Patrocínio, importante jornalista e líder abolicionista da época. Ele, inclusive, foi uma das figuras mais ativas em divulgar e celebrar o acontecimento.
Marechal Deodoro da Fonseca foi escolhido como o primeiro presidente do Brasil. Sendo assim, naquele momento, nascia uma nova nação.
Proclamação da República: por que 15 de novembro é feriado?
O 15 de novembro é feriado nacional justamente por marcar essa grande mudança na história do Brasil. Ou seja, com a proclamação, o país entrou em uma nova fase, deixando para trás a monarquia e adotando o sistema presidencialista de governo.
Portanto, esse dia estaria representando o início de uma luta por direitos civis, a ideia de liberdade e um governo voltado para o povo.
Curiosidades sobre a Proclamação da República
- A mudança foi pacífica, diferente de outros países da América Latina, onde a independência e a mudança de governo foram conquistadas com guerras e revoluções sangrentas, a Proclamação da República no Brasil foi pacífica.
- A capital era o Rio de Janeiro: na época da Proclamação, a capital do Brasil era o Rio de Janeiro. Brasília só seria fundada décadas depois, em 1960.
- Deodoro não queria proclamar a República: Um fato curioso é que o Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República, inicialmente não era um republicano convicto. Ele tinha grande respeito pelo imperador Dom Pedro II e apenas tomou essa decisão por pressão política e social.
- Sabiam que a proclamação da República foi um movimento mais militar do que popular?
- O Marechal Deodoro da Fonseca não atendeu as recomendações médicas e levantou da cama – onde havia passado a madrugada daquele 15 de novembro febril – para proclamar a República brasileira.
Marechal Deodoro da Fonseca: o primeiro presidente do Brasil
Manuel Deodoro da Fonseca, conhecido como Marechal Deodoro, foi um militar e líder fundamental na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Com sua liderança, o Brasil passou de monarquia a república, e ele se tornou o primeiro presidente do Brasil.
Ele marcou seu governo com mudanças significativas, como a separação entre Igreja e Estado e a criação do casamento civil. Contudo, enfrentou crises políticas e econômicas, como o Encilhamento, e renunciou em 1891, sendo sucedido por Floriano Peixoto.
Discurso do Marechal Deodoro da Fonseca com a Proclamação da República
Publicado no Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 16 nov. 1889, ano 28, n. 315. Proclama a República do Brasil.
Concidadãos – O povo, o exército e a armada nacional, em perfeita comunhão de sentimentos com os nossos concidadãos residentes nas províncias, acabam de decretar a deposição da dinastia imperial e consequentemente a extinção do sistema monárquico representativo.
Como resultado imediato desta revolução nacional, de caráter essencialmente patriótico, acaba de ser instituído um governo provisório, cuja principal missão é garantir, com a ordem pública, a liberdade e os direitos dos cidadãos.
Para comporem esse governo, enquanto a nação soberana, pelos seus órgãos competentes, não proceder à escolha do governo definitivo, foram nomeados pelo chefe do poder executivo da nação os cidadãos abaixo assinados.
Governo Provisório
Concidadãos – O governo provisório, simples agente temporário da soberania nacional, é o governo da paz, da liberdade, da fraternidade e da ordem.
No uso das atribuições e faculdades extraordinárias de que se acha investido para a defesa da integridade da pátria e da ordem pública, o governo provisório, por todos os meios a seu alcance, permite e garante a todos os habitantes do Brasil, nacionais e estrangeiros, a segurança da vida e da propriedade, o respeito aos direitos individuais e políticos, salvas, quanto a estes, as limitações exigidas pelo bem da pátria e pela legitima defesa do governo proclamado pelo povo, pelo exercito, pela armada nacional.
Concidadãos – As funções da justiça ordinária, bem como as funções da administração civil e militar, continuarão a ser exercidas pelos órgãos até aqui existentes, com relação aos ato na plenitude dos seus efeitos; com relação às pessoas, respeitadas as vantagens e os direitos adquiridos por cada funcionário.
Fica, porém, abolida, desde já, a vitaliciedade do senado e bem assim abolido o conselho de estado. Fica dissolvida a câmara dos deputados.
Concidadãos – O governo provisório reconhece e acata todos os compromissos nacionais contraídos durante o regime anterior, os tratados subsistentes com as potencias estrangeiras, a dívida pública externa e interna, os contratos vigentes e mais obrigações legalmente estatuídas.
Proclamação da República e sua relevância hoje
Mais de 130 anos depois, o 15 de novembro continua sendo um marco de transformação. A mudança para a república representou não só uma ruptura com o passado, mas também um avanço em termos de democracia e participação popular.
Portanto, é um dia para refletirmos sobre os valores de liberdade e cidadania que a república trouxe, além de lembrar que ainda há muito o que construir no nosso país.
E aí, você sabia de todas essas curiosidades sobre a Proclamação da República? Então, nessa data comemorativa, que tal aproveitar para revisitar nossa história e valorizar as conquistas que moldaram o Brasil como o conhecemos hoje?
Compartilhe:
Publicar comentário