Dia do Exército Brasileiro: origem, curiosidades e história de bravura e glória
O dia 19 de abril marca uma data especial para o Brasil: o Dia do Exército Brasileiro. Uma instituição que representa bravura, coragem, força e compromisso com a defesa da pátria.
Portanto, nessa data tão especial, o Brasil se une em júbilo para celebrar o Dia do Exército Brasileiro, uma instituição com anos de história marcada por bravura, heroísmo e um compromisso inabalável com a defesa da Pátria.
Afinal, hoje, mais do que nunca, o Exército Brasileiro se destaca como uma força moderna e preparada para os desafios do século XXI.
Uma instituição que investe em tecnologia de ponta, treinamento de excelência e na valorização de seus quadros, buscando sempre aprimorar sua capacidade de defender a Pátria e contribuir para o progresso do país.
Dia do Exército Brasileiro: Origem do legado de bravura e glória
Desde sua criação em 1648, o Exército Brasileiro se consolidou como pilar fundamental da segurança nacional.
Haja vista, que ao longo dos séculos, seus bravos soldados protagonizaram momentos épicos, defendendo o solo brasileiro contra invasores e lutando pela construção de uma nação livre e soberana.
Segundo o livro História Militar do Brasil, de Gustavo Barroso, “a primeira tropa mais ou menos regular que teve o Brasil, vinda de Portugal, foi composta pelos 600 voluntários desembarcados com o governador-geral Tomé de Sousa, na Bahia, em 1549”.
“Sobre sua organização, bem como sobre a dos soldados que combateram os franceses no Rio de Janeiro às ordens dos Sás, ao certo nada se sabe”.
Mas a origem da data comemorativa do Exército Brasileiro tem referência à Primeira Batalha do Monte dos Guararapes, ocorrida em 1648, em Pernambuco, onde portugueses e brasileiros se uniram em favor da nação.
(…) nas duas Batalhas dos Guararapes escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil só e não dois ou três. O de ser um Brasil fraternalmente mestiço, na raça e na cultura (…).
Gilberto Freyre
Sendo essa, a mais importante vitória dos brasileiros contra forças invasoras holandesas, ou seja, uma batalha que definiu a superioridade militar das tropas nacionais.
A ação obrigou a tropa holandesa a se retrair para as fortificações existentes na cidade do Recife,onde ficaram com fome e sede, pois os defensores do Brasil fizeram um cerco estratégico.
Lema do Exército Brasileiro: Braço Forte – Mão Amiga
Após muitas ideias da área de comunicação da instituição (CCOMSEx), o lema “Braço Forte – Mão Amiga”, concebida pelo Coronel Francisco Roselio Brasil Ribeiro, virou slogan do Exército Brasileiro.
O “Braço Forte” – com sua origem em Guararapes, na participação de várias batalhas e inúmeros conflitos, garantindo a soberania nacional e nos interesses da Pátria.
“Mão Amiga” – no cumprimento das missões de paz; nas situações como acolhimento de refugiados, construção de estradas, campanhas de vacinação, entre outras ações em prol do país.
Ações que fazem a diferença | Dia do Exército Brasileiro
Defesa da Pátria: o Exército está sempre pronto para defender o território nacional contra qualquer ameaça.
Segurança Interna: a instituição colabora com as forças policiais para garantir a segurança pública e combater o crime organizado.
Desenvolvimento Nacional: o Exército participa de ações de infraestrutura, ajuda humanitária e integração social, contribuindo para o progresso do país.
Missões Internacionais: a instituição atua em missões de paz da ONU, portanto, levando a bandeira do Brasil para o mundo.
Brasil, um dos exércitos mais poderosos do mundo
O ranking de 2023 feito pelo Global Fire Power – um site que classifica as maiores forças militares do mundo -, colocou o Brasil em 12º lugar.
A lista, num total de 145 países, é um indicador exclusivo do portal (o PowerIndex), que classifica os efetivos militares ativos disponíveis por país.
Segundo o site, o Brasil conta com 360 mil soldados, 665 aeronaves, 41.616 veículos blindados de combaet, 466 tanques, 41.516 veículos blindados.
São 136 veículos de artilharia com propulsão própria, 546 itens de artilharia rebocáveis e 78 veículos com lançadores de mísseis e 112 embarcações.
Com a frota de 665 aeronaves, destaque para os 171 helicópteros, 209 aeronaves de treinamento, 125 aeronaves de transporte, 42 caças/interceptadores e 76 de ataque.
O país é, portanto, atualmente a maior força aérea da América Latina, segundo dados do ranking da Global Fire Power .
Já a Marinha possui 22 navios de patrulha, sete submarinos, seis fragatas, duas corvetas e um porta helicópteros, também de acordo com a lista.
O Exército Brasileiro recebe um orçamento anual é de US$ 18,7 bilhões.
Dia do Exército Brasileiro: curiosidades que inspiram | Datas Militares
Você sabia que com os 360 mil soldados, o Exército Brasileiro é reconhecido como o maior da América Latina e um dos maiores do planeta?
Ou que a instituição já participou de mais de 50 missões internacionais de paz, portanto, levando a bandeira do Brasil para os quatro cantos do planeta?
E que o Exército também atua em ações de combate ao crime organizado, ajuda humanitária e infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento do país?
Hino do Exército Brasileiro | Datas Comemorativas Militares
Duque de Caxias: o patrono do Exército Brasileiro
Nascido em 25 de agosto de 1803, Luiz Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, teve sua trajetória marcada por sua origem na Fazenda São Paulo, em Taquarassú, Vila do Porto de Estrela, na província do Rio de Janeiro.
Desde sua infância, Caxias estava destinado à carreira militar, sendo cadete de 1ª classe desde os cinco anos. No entanto, sua primeira experiência de combate ocorreu em 1823, na província da Bahia, durante a luta pela Independência do Brasil.
Sua bravura nesse conflito lhe rendeu a distinção de Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, o mais alto reconhecimento militar da época.
Assim, ao longo dos anos, Caxias demonstrou notável coragem em diversas campanhas, consolidando sua reputação como estrategista e estadista.
Caxias se destacou como o pacificador em meio a conflitos, como por exemplo na Revolta dos Farrapos, onde sua abordagem humanitária e respeito à vida humana o tornaram uma figura respeitada por adversários.
A notável Campanha da Tríplice Aliança contra o Paraguai, em 1865, revelou o ápice de sua carreira militar, culminando com a tomada de Assunção em 1869.
Por isso, seu título nobiliárquico foi elevado a Duque em reconhecimento aos serviços prestados. A história do Duque de Caxias, agora patrono do Exército Brasileiro, continua a inspirar a coragem e a liderança.
Kaluci: Honrando os Heróis da Nação | DATAS COMEMORATIVAS MILITARES
A Kaluci, marca de botas adventure e militar, se une às comemorações do Dia do Exército Brasileiro e homenageia os que se dedicam à defesa da nossa nação.
Afinal, assim como os soldados do Exército Brasileiro superam desafios, as botas Kaluci são projetadas para oferecer resistência e durabilidade, símbolo de resistência e bravura.
Na imagem os modelos: Coturno Militar Forças Armadas Cedro Coyote (novo); Coturno Militar Couro e Lona CCL Especial; Coturno Militar de Alto Conforto com Zíper CCL ZP e Coturno Militar Couro e Lona Espumado.
Elas são fabricadas com materiais de alta qualidade e tecnologia, ou seja, as botas garantem conforto e segurança em qualquer tipo de aventura.
Portanto, seja você um militar experiente, um aventureiro ou simplesmente alguém que busca calçados duráveis e confortáveis, a Kaluci tem a bota ideal para você.
Explore nossa ampla variedade de modelos e encontre a perfeita para sua próxima missão.
Compartilhe:
Publicar comentário