Cachoeira do Zuza: explorando o desconhecido na Paraiba com Diego Brandão
Hoje vamos contar um pouco da história do Diego Gonçalves Brandão, que compartilhou conosco um de suas aventuras memoráveis: a Expedição Cachoeira do Zuza, batizada em homenagem ao antigo proprietário dessas terras.
Diego é de Campina Grande (PB), tem 34 anos. é pai de três filhos, técnico de enfermagem e nas horas vagas se torna um destemino e intrépido aventureiro.
A jornada épica até a Cachoeira do Zuza
Em uma emocionante saga de exploração, Diego compartilha conosco sua incrível expedição em busca do local onde fica a Cachoeira do Zuza, situada nas proximidades do Rio Paraíba, na divisa entre Barra de Santana e Gado Bravo, interior da Paraíba.
Após meticulosas três semanas analisando a região por meio de imagens de GPS, Diego identificou uma formação peculiar nas serras, sugerindo riachos que desembocavam no Rio Paraíba.
O estudo da área se aprofundou, ampliando o perímetro para identificação de rotas e propriedades próximas.
Com as coordenadas salvas, Diego e dois corajosos amigos partiram de Campina Grande às 5h da manhã, em direção ao pacato povoado de Santana, em Gado Bravo.
Após enfrentar veredas estreitas, chegaram a uma fazenda a cerca de 4 km da possível cachoeira, nas terras do saudoso Sr. Zuza.
Recebidos calorosamente pelos moradores, obtiveram a confirmação da existência do “penhasco” nas terras do Sr. Zuza.
Com autorização para deixar seus meios de transporte, aventuraram-se pela densa mata de caatinga, vencendo espinhos e pedregulhos em uma jornada desafiadora de duas horas até o início do lajedo.
Cachoeira do Zuza: encanto e imponência
Depois de 70km percorridos de moto + 3km de caminhada na mata fechada, Diego e os amigos chegaram ao local exato.
O visual magnífico revelou o local de onde tem uma imponente queda de aproximadamente 50 metros, cujas características confirmavam a pesquisa das imagens.
Ou seja, que ali seria a Cachoeira do Zuza, que mesmo sem água fluindo devido à seca da estação, encantou pelo visual.
A exploração continuou com uma subida até as ruínas de uma antiga casa, proporcionando imagens incríveis.
Descendo em direção ao Rio Paraíba, enfrentaram um imenso paredão de rocha, escalando-o com técnicas arrojadas para atingir o topo da cachoeira.
O acampamento à noite foi marcado por risadas, ou seja, nada melhor do que uma troca de experiências e um merecido descanso após enfrentar as altas temperaturas.
O retorno ao amanhecer encerrou essa incrível aventura, mas com a promessa de voltar em junho.
“Queremos captar a Cachoeira do Zuza no seu exlendor, ou seja, cheia de água e transformada pela temporada de chuvas”, disse Diego.
Expedição Cachoeira do Zuza: desafios dicas e aventuras
O maior desafio enfrentado por Diego nessa jornada foi lidar com altas temperaturas.
Além disso, a escassez de água potável, ou seja, uma verdadeira prova de resistência em meio à natureza selvagem.
Diego, que encontra motivação na imersão ao lado mais primitivo, compartilha sua dica fundamental para aspirantes a aventureiros:
“Sempre busque orientação profissional se não tiver experiência e informe a alguém sobre sua localização”.
A próxima expedição planejada por Diego promete revelar uma gruta na divisa entre Paraíba e Pernambuco, alimentando seu lema:
“Sempre existirá um novo lugar para ser descoberto”.
Assim, a Kaluci aplaude a ousadia de Diego e seu espírito aventureiro, destacando a resistência dos modelos Kaluci, que se mostraram à altura desse desafio.
Acompanhe-nos para mais histórias extraordinárias e descobertas emocionantes!
Gostou dessa aventura, então siga o Diego no instagram para conferir outras:
Instagram: @para_onde_meus_pes_me_levam
Compartilhe:
2 comentários